Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Segurança da central nuclear em Ostrovets (Bielorrússia)

A segurança das Centrais Nucleares é uma questão central e da maior relevância em matéria de saúde e qualidade do ambiente para as populações, não só fora, mas também dentro da União Europeia.

Recorde-se que existem 109 reatores nucleares a operar em 15 dos 27 Estados-Membros da UE, sendo a França o país com o maior numero de centrais nucleares, seguida da Bélgica, Espanha e Suécia. A idade média dos reactores em funcionamento é relativamente elevada, o que nos coloca perante exigências e riscos que não podem ser minimizados.

E Portugal, não tendo nenhuma central nuclear, depara-se com os riscos associados à central nuclear de Almaraz, junto à fronteira com Espanha. A preocupação com as questões de segurança das centrais nucleares é uma questão séria que não se coaduna com quadros de chantagem contra países. Por isso nos abstivemos nesta resolução, que instrumentaliza uma questão real, que preocupa e afecta as populações, como arma de ataque no campo da soberania energética contra a Bielorrússia.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu