Caros Amigos e Amigas,
Permitam-me saudar, em nome de «Os Verdes», o Partido Comunista Português, a Intervenção Democrática, aqui convidada como nós, e todos os presentes neste belo Encontro promovido pelo PCP sobre as eleições Autárquicas de 2017. Queremos saudar ainda, todos os actuais, e futuros, eleitos e activistas da CDU.
Caros Amigos e Amigas,
Ficou bem patente, das intervenções aqui proferidas, a riqueza que o PCP transporta para a CDU, uma riqueza feita do conhecimento dos problemas das populações, do trabalho desenvolvido, tanto nos Municípios de maioria CDU como nos locais onde, a CDU só tem um eleito. Uma riqueza à qual «Os Verdes» querem juntar a sua, adquirida nas lutas em defesa das nossas florestas, dos nossos rios, das lutas ecologistas travadas pelo nosso território e com as nossas populações.
Caros Amigos e Amigas,
Ficou aqui bem claro, quanto, seja no continente ou nas ilhas, seja no litoral ou no interior, seja na mais pequena aldeia ou na maior cidade do país, a CDU faz falta às populações!
Ficou aqui bem claro, quanto é preciso reforçar a CDU, para melhorar a vida a nível local, para garantir a plena Democracia e a potencialidade do Poder Local. Poder Local sob o qual pesa agora uma nova ameaça que dá pelo nome de «descentralização», mas que não passa de um «chutar» os problemas para as autarquias!
Quanto é também necessário reforçar a CDU para, na conjuntura actual, com este novo quadro parlamentar, reforçar a reconquista de direitos e as melhorias alcançadas, nas quais os dois partidos que compõem esta coligação tiveram e têm um papel determinante.
Mas, Amigos e Amigas, para nós, para a CDU, os resultados eleitorais «nunca são favas contadas»! Connosco, ninguém anda ao colo! Sabemos que para melhorar os nossos resultados, só podemos contar com o nosso trabalho! E aqui vos afirmo: para esse trabalho, podem contar com «Os Verdes»!
Estamos empenhados em reforçar a CDU, esta grande força de união e pluralidade.
Valorizar essa pluralidade, aproveitando e respeitando as características de cada uma das componentes que a compõe, será por certo, uma riqueza para a CDU, um contributo para o seu fortalecimento.
Vamos todos continuar o trabalho desenvolvido, vamos consolidar as melhorias alcançadas e, relembrando o poeta ecologista, Sebastião da Gama que dizia
«Pelo sonho é que vamos», eu permito-me de dizer que nós, «Pelas populações e pelo país é que vamos»! Por isso vamos reforçar a CDU!
Desejo uma continuação de um bom trabalho a este grande Encontro!