A Laneira é uma empresa de lanifícios na Covilhã, Distrito de Castelo Branco. O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento de que os trabalhadores desta empresa têm um salário em atraso e o subsídio de natal.
Cada dia que passa sem os trabalhadores receberem o salário a que têm direito, agravam-se as suas condições de vida. Muitos trabalhadores e respetivas famílias já se encontram em situações verdadeiramente dramáticas.
Compete ao Governo intervir, para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente para que recebam os salários em dia certo, como determina a legislação em vigor e os subsídios em atraso, respeitando o acordo que os trabalhadores possam decidir.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que acompanhamento tem sido feito à situação dos trabalhadores desta empresa?
2. Que intervenções foram desenvolvidas ou pretende vir a desenvolver através da ACT?
3. Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar o cumprimento e o respeito dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente o pagamento dos salários em dia certo e dos subsídios em atraso?
Pergunta ao Governo N.º 1348/XII/3.ª
Salários em atraso na Laneira, Covilhã, Distrito de Castelo Branco
