Viva a Festa do Avante!
Viva à Festa da Juventude!, que é o fruto da confiança, da determinação, da alegria, da solidariedade. Somos milhares que lá fora, com o nosso povo, lutamos para que os valores de Abril que aqui se vivem, sejam os valores da juventude e os valores de Portugal!
Também na nossa Festa a juventude assume o seu papel. São centenas os militantes e amigos da JCP que ajudaram a erguer esta terra, a terra da liberdade, este chão que é nosso, trazendo mais confiança ao Partido e à luta de todos os dias.
Aos jovens que na Festa tomaram partido juntando-se à JCP, uma especial saudação. Estamos confiantes de que sairemos daqui com mais braços para derrubarmos a política de direita e fazermos cumprir Abril!
Daqui da Atalaia reafirmamos: Somos os filhos da Revolução, somos os filhos de Abril!
Conhecemos as conquistas de Abril, conhecemos os nossos direitos, defendemo-los exercendo-os, defendemo-los com a luta!
A luta é a nossa arma. É a nossa arma nas escolas, nas ruas e nos locais de trabalho.
Não aceitamos a velha história do “tem de ser assim…”!
Não aceitamos os cortes na educação, o trabalho precário, a pobreza, a guerra. Não aceitamos a mentira e a demagogia.
Dizem-nos que juventude está afastada da política. Mas é esta política de direita que está longe daquilo são os nossos direitos, vontades e anseios, quando nos empurram para fora das escolas, para o desemprego, para a emigração, para a pobreza.
Não aceitamos a destruição das nossas vidas e erguemo-nos contra ela.
Como fizeram por todo o país os estudantes do ensino secundário afirmando “Basta! Não aos cortes na educação”.
Como fizeram os estudantes do ensino superior, exigindo mais bolsas e menos propinas.
Como fizeram os jovens trabalhadores, contra o roubo, a precariedade, o desemprego e a emigração forçada.
Lutas estas e outras, onde os jovens comunistas estiveram, estão e estarão sempre presentes na defesa dos direitos da juventude.
A JCP, a organização revolucionária da juventude portuguesa, que nos enche o peito de alegria e força para continuar a lutar, celebra este ano os seus 35 anos.
35 anos a transformar o sonho em vida, esse sonho que tem Partido, o nosso Partido, o Partido Comunista Português.
Camaradas e amigos, Álvaro Cunhal dizia “a felicidade (…) é um dos objetivos da luta dos comunistas.”
Lutemos então por essa felicidade, com a alegria que é tão nossa, para que já amanhã, nas ruas, nas escolas e locais de trabalho, afirmemos a força de quem quer e pode transformar o Mundo.
Foi desta forma que realizamos o nosso X Congresso e é assim que estamos a preparar o Encontro Nacional do Ensino Secundário e a Conferência Nacional do Ensino Superior, com discussão, mobilização, reforço e luta.
Hoje saímos daqui com mais força para afirmar, para lutar, para levar avante este nosso sonho.
Ao trabalho, Avante com Abril! Viva a JCP! Viva o PCP e a nossa Festa!