Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Revisão do factor de apoio ás PME

As PMEs, que são a coluna vertebral da economia europeia enfrentam hoje, com a crise, mais dificuldades para financiar os seus projetos de investimento, mas especialmente as suas necessidades de tesouraria.

É um facto. Apesar de todas as medidas tomadas alegadamente para ajudar a resolver este problema, desde programa Cosme, ao Horizonte 2020, passando por esta medida de alteração do Regulamento Requisitos de Capital, o milhares de milhões de euros injectados no sistema financeira pela BCE não chega a quem precisa. É a própria OCDE que o reconhece.

Importa por isso perceber onde está a raiz do problema. E para nós o problema continua a residir por um lado, neste círculo infernal da austeridade perpétua que mina a confiança de quem investe, e por outro, num sistema bancário voltado para actividades especulativas em benefício próprio.

Continuamos a acreditar que só uma política de investimento público que arraste o investimento privado, junto com uma reestruturação do sistema financeiro poderá relançar o crescimento e colocar a economia ao serviço do desenvolvimento e das pessoas.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu