Não são abertos concursos para administradores hospitalares, há administradores hospitalares que não progridem há mais de 20 anos e até há profissionais que desempenham funções de administrador hospitalar, mas não estão contratados como tal. Acresce a isto, a existência de centenas de administradores hospitalares com contratos individuais de trabalho, que não tiveram qualquer progressão, mantendo-se na mesma posição desde 2009.
Estão identificadas desigualdades entre trabalhadores, designadamente salariais, com administradores hospitalares que desempenham funções semelhantes, mas que auferem salários diferentes.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1 – Considerando que a Sra. Ministra da Saúde assumiu que iria avançar com o processo de revisão da carreira de administração hospitalar, qual o calendário previsto para a sua concretização?
2 – Que medidas pretende o Governo adotar para pôr fim às desigualdades existentes entre administradores hospitalares no plano dos salários e dos direitos, assim como para a integração na carreira de todos os profissionais que exercem funções de administrador hospitalar?