Pergunta ao Governo N.º 943/XII/3.ª

Retirada urgente do Pórtico de Gulpilhares no Concelho de Vila Nova de Gaia

Retirada urgente do Pórtico de Gulpilhares no Concelho de Vila Nova de Gaia

Como era expectável, a introdução de portagens nas SCUT’s, designadamente no concelho de Vila Nova de Gaia, apresentou graves consequências para a população, implicando umcusto acrescidopara as famílias e as empresas; sobrecarregando vias secundárias que não apresentam as mínimas condiçõespara o tráfego intenso de viaturas ligeiras e pesadas, e em simultâneo com o trânsito pedonal (colocando muitas vezes em risco a segurança dos peões); degradandoo ambiente; infernizando a vida demuitos gaienses que demoram ainda mais tempoa percorrer o trajeto entre a casa, o trabalho e as escolas.
Esta situação é particularmente difícil em alguns pontos, designadamente naqueles onde a via agora portajada foi construída sobre a estrada antiga, não deixando alternativas viáveis para os automobilistas, como é o caso daA29, emGulpilhares, construída sobre a antiga EN109.
A extinção do Pórtico de Gulpilhares é urgente,dado os efeitos muito negativos que está a provocar, tanto no plano do agravamento dos custos, como no da segurança rodoviária. O simples deslocamento destePórtico, defendido por alguns, limita-se a deslocar injustiças, não resolvendo o problema de fundo.
Como é do conhecimento público, o PCP, desde a primeira hora lutou e vai continuar a lutar contra a introdução dos pórticos nas ex SCUT´s. O PCP, ao contrário de outros, assume a mesma posição em Vila Nova de Gaia e na Assembleia da República sempre na defesa dos interesses das populações e dos seus legítimos direitos e interesses.
Considerando o exposto, e com base nos termos regimentais e constitucionais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Economia o seguinte:
1.Reconhece o Governo que esta portagem prejudica gravemente os moradores de todas as localidades próximas de Gulpilhares?
2.Pretende o Governo retirar o pórtico situado em Gulpilhares, freguesia agora integrada da União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República