Pergunta ao Governo N.º 246/XII/2

Retirada da ambulância de suporte imediato de vida (SIV) do INEM de Cabeceiras de Basto

A ambulância de SIV foi retirada às escondidas de Cabeceiras de Basto («pela calada da noite, num fim de semana»), num processo de total ausência de diálogo com a respectiva Câmara Municipal e, aparentemente, depois de um protocolo entre os Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto e o INEM, substituindo a SIV por uma ambulância de suporte basico de vida (SBV).
A Câmara Municipal, que deliberou em sessão extraordinária não aceitar a retirada da SIV, lembra que a ambulância, além de servir concelhos limítrofes de Cabeceiras de Basto, intervinha nos acidentes rodoviários da A7 (Chaves/Guimarães).
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que razões justificam a substituição da SIV pela SBV em Cabeceiras de Basto?
2.Que razões explicam o procedimento de confronto com o município e a forma como foi retirada a SIV?
3.Como ser acompanhados pelo INEM os acidentes na A7, na área até hoje coberta pela SIV de Cabeceiras?
4. Solicitava o envio do estudo/relatório que serviram de justificação parra a decisão do INEM?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo