Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

A resposta ao aumento de infecções respiratórias e escassez de medicamentos exige uma dimensão pública

Aumentam os casos de infecções respiratórias e as complicações a elas associadas de morbilidade e mesmo mortalidade, e da capacidade de resposta dos serviços de saúde.
Importa abordar as causas desta questão sem descurar a dimensão social e a coincidência com o agravamento das condições de vida das pessoas, para o que as políticas da UE contribuem, do empobrecimento generalizado, inibidor de melhores cuidados alimentares, de melhoria das condições de habitação ou da garantia do seu aquecimento.
A este problema, associa-se cada vez mais frequente situação de falta de medicamentos de natureza diversa.
Situação que não é alheia ao que são opções motivadas não pelo interesse das populações e saúde pública, mas pelos das empresas farmacêuticas e seus lucros, em particular das multinacionais para quem as instituições da UE tudo facilitam.
Qualquer que seja a análise, a solução que é necessária, se queremos de facto responder a estes problemas, passa impreterivelmente por uma resposta pública, investindo e reforçando os serviços públicos nacionais de saúde, capacitando cada país, produtiva e tecnicamente, libertando patentes, com vista a responder às suas necessidades quanto a medicamentos, no quadro da sua soberania.

• União Europeia
  • Intervenções