Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Resolução sobre as relações comerciais UE-Rússia na sequência da adesão da Rússia à OMC

Depois de 18 anos de negociações, a Rússia foi oficialmente aceite como membro da OMC, em Dezembro 2011.
A UE e a Rússia têm uma relação de parceiros comerciais interdependentes, nomeadamente no que se refere a matérias-primas e a fontes energéticas.
O Parlamento Europeu, através desta resolução, pretende colocar pressão sobre a Rússia para que esta cumpra, na sua totalidade, as regras da OMC. Isto significa a eliminação de todas "as barreiras "proteccionistas que prejudicam o comércio", com a UE. Incluindo a criação pela Rússia de um mercado da energia, da liberalização dos contratos públicos, da privatização do sector dos serviços. O Parlamento defende também que haja entre as duas partes uma maior facilidade na circulação de capitais.
Nada de novo, portanto. A cartilha neoliberal em todo o seu esplendor. A cartilha do grande capital da UE, que quer ver reduzidos os custos de importação de produtos que em muitos casos são cruciais para a indústria de muitos países da UE.
A Rússia, como qualquer outro país, tem o direito de exercer a soberania sobre os seus recursos naturais, e a impor os direitos de exportação que entenda mais adequados aos interesses do país, independentemente das disposições da OMC.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu