A resolução acolhe favoravelmente a comunicação e saúda a comissão pelo reconhecimento da importância da preservação da biodiversidade na Europa, da protecção e do restabelecimento dos ecossistemas naturais, através da criação de uma infra-estrutura verde que proteja de forma eficaz o capital natural, conserve os habitats naturais e as espécies, assim como mantenha o bom estado ecológico das massas de água.
Defende-se o estabelecimento de normas técnicas e o desenvolvimento de uma rede transeuropeia de Infra-estrutura Verde, acautelando-a em decisões de planeamento e financiamento.
É necessário integrar a Infra-estrutura Verde em políticas sectoriais e garantir o seu financiamento adequado.
Nessa medida, o enfraquecimento recente do orçamento e o redireccionamento das suas prioridades não pode deixar de constituir motivo de séria preocupação. Importa, além disso, que os recursos orçamentais que possam vir a ser afectados a esta finalidade o sejam no quadro da propriedade e gestão públicas das infra-estruturas em causa.
O orçamento da União Europeia poderia e deveria apoiar estes esforços, conjugando a coesão económica e social com a preservação ambiental.