Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Resolução sobre as futuras propostas legislativas sobre a UEM

O Euro confirma-se a cada passo como instrumento estratégico de domínio do grande capital e das principais potências capitalistas europeias, um instrumento ao serviço da exploração dos trabalhadores e dos povos e do aprofundamento das condições de rendibilidade do capital.

O reforço da UEM, tal e como vem sendo defendido pelo Conselho, pela Comissão e pela maioria do PE, atenta gravemente contra a democracia e a participação efectiva dos cidadãos. Esta situação exige a defesa da soberania e o pleno exercício pelas instituições nacionais do seu papel respectivo, e não a sua desvalorização ou a transferência das suas competências para as instituições supranacionais da UE.

Recusamos todas as imposições, condicionamentos e restrições que violam o direito soberano dos povos a decidirem sobre as suas políticas económicas. Exigimos a alteração radical dos Estatutos e da orientação do BCE, assim como da sua "pseudo-independência", assegurando igual participação dos Estados-Membros na sua administração, garantindo o seu controlo efectivo por estes últimos, bem como a capacidade de cada Estado‑Membro controlar o seu banco central nacional e a política monetária respectiva, de forma a promover o crescimento económico e o emprego. Só desta forma os povos poderão construir sem condicionalismos o seu desenvolvimento económico e social.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu