Requerimento

Requerimento para audição sobre os constrangimentos na circulação do Metropolitano de Lisboa

Os utentes do Metropolitano de Lisboa e de todo o sistema de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa têm sido confrontados, nos últimos dias, com o agravamento das dificuldades nas suas deslocações na cidade de Lisboa, particularmente nas deslocações pendulares, afetando milhares de trabalhadores, estudantes e moradores.
A suspensão, pelo Metropolitano de Lisboa, anunciada até 7 de julho, dos troços entre Telheiras e Campo Grande (Linha Verde) e entre Campo Grande e Cidade Universitária (Linha Amarela), agravada pela redução para comboios de apenas três carruagens na Linha Verde, bem como os trabalhos (e avarias) nas linhas, todas estas situações têm estado a criar nos últimos dias uma situação impraticável e perigosa, com os utentes a aglomerarem-se nos cais das estações e com as carruagens completamente cheias. As ditas “soluções de reforço”, de serviços de transportes complementares, claramente não se têm mostrado suficientes.
Face ao exposto, perante a atual situação de prestação do serviço público de transporte pelo Metropolitano de Lisboa, o Grupo Parlamentar do PCP requer a audição nesta Comissão, com carácter de urgência, das seguintes entidades:
Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa;
Comissão de Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa;
Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo