Pergunta ao Governo N.º 101/XII/3

Requalificação urgente da Escola EB 23S de Barroselas

Requalificação urgente da Escola EB 23S de Barroselas

A Escola EB 2,3 / S de Barroselas foi construída em 1983, apresentando, pelo que conseguimos aferir, desde a sua construção, diversas deficiências construtivas e funcionais que, com o correr dos anos, vem aprofundando e condicionando o seu normal funcionamento. De acordo com as informações veiculadas pela comunicação social, a escola é frequentada por mais de 600 alunos.
Durante os 30 anos de existência desta escola nunca foram feitas obras de requalificação que pudessem contrariar o avançado estado de degradação, que são mais visíveis no pavilhão desportivo, bar e cantina mas principalmente nas salas de aulas devido às infiltrações
existentes.
Sabemos que as obras de requalificação já chegaram a ser contempladas no plano de intervenção pela Parque Escolar mas entretanto foram suspensas.
Tal situação é inaceitável e está a provocar sérios prejuízos quer aos alunos, quer aos trabalhadores desta escola, pelo que urge ser rapidamente resolvida.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1. Qual o motivo pelo qual foi retirado do plano da Parque Escolar as obras de requalificação desta escola?
2. Sendo impossível lecionar nesta escola quando chove devidos às várias infiltrações, para quando está previsto as obras de requalificação?
3. Reconhece o Governo que a falta de condições interfere nas condições de aprendizagem e, por conseguinte, pode refletir-se no rendimento escolar dos alunos?

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República