Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Repressão exercida sobre o movimento "Occupy" nos EUA

Nos EUA, a polícia californiana respondeu com violência a uma iniciativa pacífica, realizada sábado, dia 28 de Janeiro, pelo grupo "Occupy Oakland". Os participantes, cerca de duas mil pessoas, pretendiam ocupar um centro de convenções abandonado para nele instalar a sede do movimento, alojar famílias desalojadas das suas casas pelos bancos e trabalhadores que o desemprego e os salários de miséria empurraram para a rua. Estima-se que a execução de hipotecas pelas entidades de crédito tenha deixado 2,2 milhões de pessoas sem tecto desde 2007.

As duas tentativas de ocupação do edifício público, bem como de outros igualmente votados ao abandono no centro da cidade, foram rechaçadas pela polícia com recurso a granadas de gás lacrimogéneo e balas de borracha. Cerca de 400 pessoas acabaram detidas.

Desde que foi desencadeado o chamado movimento "Occupy Wall Street", mais de seis mil norte-americanos já foram detidos nas acções de protesto (pacíficas) em mais de uma centena de cidades em todo o território.

Assim, perguntamos à Alta Representante:
1. Tem conhecimento destes acontecimentos?
2. Que avaliação faz da repressão que as autoridades dos EUA vêm exercendo contra organizações e cidadãos que, em muitos estados deste país, contestam de forma pacífica políticas que têm conduzido a uma ainda maior concentração da riqueza e ao retrocesso social?

• União Europeia
  • Perguntas