Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Souchet - Organização Comum de Mercado no sector das forragens secas<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

A presente proposta de regulamento propõe a extinção progressiva da organização comum de mercado no sector das forragens secas, a partir da campanha de 2008/2009. A justificação da Comissão prende-se com questões ambientais, nomeadamente o uso de combustíveis fósseis na desidratação, e mesmo o recurso à irrigação. Mas as questões ambientais podem ser resolvidas por outro meios, como planos de redução da energia fóssil, a pré-secagem natural ao sol ou a utilização de energias renováveis.

Contudo, temos de ver este sector como mais uma fonte de produção de proteínas vegetais, das quais a União Europeia possui um défice crescente que atinge já 35 milhões de toneladas de equivalente de soja, ou seja, a UE cobre apenas 23% das suas necessidades em proteínas vegetais. Situação que irá agravar-se com o alargamento. O desaparecimento desta produção implica a necessidade de importação, sobretudo dos EUA, de 2 milhões de toneladas de equivalente de bagaço de soja, com todos os riscos de contaminação de OGM.

Por isso, apesar de se ter em conta o factor ambiental, concordámos com o relator na manutenção da presente OCM , o reforço dos instrumentos de mercado e o aumento da ajuda total para 68 euros por tonelada a partir da campanha de comercialização 2004/2005.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu