Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Relatório sobre a política desportiva da UE: avaliação e eventual rumo futuro

O relatório procura apresentar propostas e recomendações concretas para o sector do desporto na União Europeia. Defende o reforço da cooperação entre as instituições de forma a orientar a tomada de decisões no domínio do desporto. Refere igualmente a necessidade de uma nova apreciação da boa governação, que combine os compromissos tradicionais em matéria de integridade com acções progressivas em matéria de igualdade de género e inclusão, a fim de alcançar uma melhor representação das partes interessadas nos órgãos de decisão. Para o PCP, a actividade física e o desporto tem de ser um direito de todos e os Estados devem garantir condições materiais, ao nível dos equipamentos e infraestruturas públicas, para que todos possam delas beneficiar. Reconhecemos o importante papel do movimento associativo na promoção da prática do desporto, factor que este relatório não valoriza. Também não acompanhamos a ideia do voluntariado no desporto já que todos os trabalhadores do sector devem ter condições dignas para o exercício da sua actividade, auferindo um salário justo e digno.

• União Europeia
  • Declarações de Voto