Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Relatório sobre o futuro das relações UE-ASEAN

Como bem reconhece o relatório da maioria do PE, a "ASEAN é uma das mais importantes organizações regionais emergentes do mundo".
Não constitui pois surpresa que a UE aponte baterias para a região do Sudeste Asiático e que tenha iniciado negociações com a Malásia, Tailândia e Vietname para o estabelecimento de um acordo dito de livre comércio (ALC), estando em vias de concluir um acordo do mesmo tipo com Singapura, com o objectivo último de estabelecer um ALC entre as duas regiões. Essa perspectiva é evidente não apenas pelos acordos em negociação ou em vias de conclusão mas pelo apoio explícito à integração económica regional assente na livre circulação de bens, serviços e investimentos com o objectivo final de estabelecer um ALC entre as duas regiões.
O que importa à maioria do PE é abrir mercados e dominar países para a voracidade do grande capital. Veja-se o caso paradigmático do sector têxtil. Permitiu-se a deslocalização dos monopólios deste sector dos países da UE para os países desta região, com o objectivo de sempre de reduzir os custos do trabalho (lá e cá), defendendo-se agora a supressão dos custos com as importações através do ALC, o "livre estabelecimento" das empresas, o que levará à pressão para uma ainda maior compressão dos salários e direitos laborais dos trabalhadores de ambas as regiões.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu