Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Robert Goebbels - Orientações Gerais para as políticas económicas dos Estados-Membros<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Votámos contra o relatório dado que continua a obsessão do défice e do Pacto de Estabilidade, quando o problema que enfrentamos é económico, não financeiro. Esquece-se que o problema que temos é de procura, o que exige aumento do poder de compra e, portanto, melhores salários. Esquece-se que temos um problema de economia real, e que, portanto, precisamos de maiores apoios para o sector produtivo, de utilizar, quanto antes, cláusulas de salvaguarda para o sector têxtil evitando que milhares de empresas encerrem e o desemprego se agrave para níveis insuportáveis.

Impõe-se, igualmente, que, quanto antes, se faça uma avaliação séria das consequências da União Económica e Monetária e da valorização do euro na perda de competitividade da economia europeia e os seus impactos na coesão económica e social.

É preciso ter a coragem de suspender o Pacto de Estabilidade e de o substituir por um Pacto para o crescimento e o emprego, dando prioridade ao investimento produtivo e ao progresso social.

Impõe-se uma mudança séria de políticas e de rumo ao nível da União Europeia.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu