O tema das novas tecnologias e a sua abordagem na educação naturalmente que suscita o maior interesse e tem grande importância. Só que, como é sabido, não basta dotar cada escola de um computador para resolver este problema.
É fundamental não apenas viabilizar nas escolas a utilização de infra-estruturas tecnológicas adequadas, quer no que se refere aos programas, quer a nível de equipamento, mas também dar a maior atenção à formação dos professores e criar as condições para que todos e cada um dos alunos tenham acesso e possam utilizar essas tecnologias.
Importa, no entanto, salientar que esta comunicação da Comissão é muito difusa e, na prática, está dependente de outros programas que já existem e que têm objectivos próprios, pelo que esta iniciativa se limita a propor acompanhar os progressos a realizar em cada estado-membro, não perspectivando acções que, efectivamente, possam alterar a situação actual e influenciar o rumo futuro da utilização generalizada da Internet.
Ora, para um país como Portugal, se não houver uma alteração substancial do custo de acesso ás novas tecnologias e uma melhoria considerável do nível de vida das famílias mais carenciadas, dificilmente uma percentagem elevada de crianças e jovens terão igualdade de oportunidades no acesso às novas tecnologias.