Declaração de voto de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Relatório Jarzembowski sobre o acesso ao mercado dos serviços portuários<br />Declaração de Voto de Pedro Guerreiro

A proposta de rejeição da Directiva dos serviços portuários que apresentámos foi aprovada!

Pela segunda vez, a tentativa da liberalização dos serviços portuários foi derrotada, após a significativa mobilização dos trabalhadores do sector, que desde o primeiro momento lutaram - potenciando e aprofundando contradições existentes -, contra esta nova ofensiva que agredia o emprego com direitos e colocava nas mãos dos grandes armadores internacionais um sector estratégico para o desenvolvimento nacional.

No entanto há que continuar alerta para qualquer nova tentativa, ao nível da União Europeia, de reapresentar o que agora foi, pela segunda vez, rejeitado.

Será de combater firmemente novas tentativas de liberalizar os serviços portuários, seja incluindo este sector na inaceitável proposta de Directiva do mercado interno de serviços, seja pela tentativa de a realizar por etapas, reapresentando a proposta para o tráfego marítimo intracomunitário.

Como os trabalhadores sublinham, nada justifica uma directiva comunitária sobre o sector.

Neste momento, há que saudar a vitória da luta dos trabalhadores do sector portuário. Vitória que se insere na luta dos trabalhadores dos diferentes países contra as políticas neoliberais da União Europeia, que indo ao encontro dos interesses dos grandes grupos económico-financeiros, atacam os direitos dos trabalhadores e o sector e serviços públicos nacionais.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu