Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Jarzembowski - Directiva relativa ao desenvolvimento dos caminhos-de-ferro comunitários<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Lamento que tenha sido rejeitada a proposta do meu Grupo que rejeitava esta posição comum que foi aprovada pelo plenário do PE.

Quer a maioria do PE quer o Conselho, pretendem a liberalização do sector, alargar o seu âmbito também à rede ferroviária nacional de transportes de mercadorias, embora os deputados tenham mais pressa.

O PE insiste no acesso às redes ferroviárias para transporte de mercadorias (redes internacionais e nacionais) e do transporte internacional de passageiros até 1/01/06. O Conselho propôs esta data para os serviços de transporte internacional de mercadorias e a data de 1 de Janeiro de 2008 para o acesso às infra-estruturas de todos os EM para fins de exploração de todo o tipo de serviços de transporte ferroviário de mercadorias e nada previu para o transporte internacional de passageiros.

O Conselho prevê que a Comissão apresente, até 1 de Janeiro 2007, um relatório sobre a aplicação da directiva, nomeadamente, no que se refere ao funcionamento dos diferentes organismos envolvidos; a evolução do mercado, tendência do tráfego internacional, actividades e quota de mercado de todos os intervenientes; o impacto no sector dos transportes na sua totalidade; o impacto sobre o nível de segurança em cada EM; as condições de trabalho no sector por EM, que o PE não quer aceitar.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu