Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Relatório Eleni Theocharous sobre a redução da pobreza e a criação de emprego nos países em desenvolvimento: a via a seguir

A versão final deste relatório tem pontos positivos e negativos, contraditórios entre si. Começa mal quando submete o "crescimento económico sólido e sustentável" às "necessidades das empresas". Devem ser as pessoas a razão do crescimento económico. São os trabalhadores quem cria riqueza e crescimento económico e é em função deles e da satisfação das necessidades sociais que a produção deve ser organizada, não em função do lucro. A organização da produção material em função do lucro e não das necessidades das pessoas gera a pobreza e o desemprego, cujo combate se diz ser o objectivo deste relatório.

Também identificamos elementos positivos, nomeadamente quando se refere à "revisão das políticas de privatização, como a água, o saneamento básico e os serviços públicos", a defesa dos serviços públicos e a necessidade de pôr fim aos paraísos fiscais.

Pela nossa parte consideramos que, para atingir o objectivo proposto, seria necessário reorganizar as relações económicas e comerciais rompendo, no imediato, com o neoliberalismo, com os acordos de liberalização do comércio estabelecidos ao nível da OMC e com os Acordos de Livre Comércio já estabelecidos ou em negociação, acabar com a dívida externa dos países em desenvolvimento e com o serviço da dívida, acabar com as políticas de ajustamento estrutural impostas pelas instituições financeiras internacionais.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo