Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Relatório De Sarnez - sobre a UE e a China:desequilibrio comercial?

Este relatório propõe o incremento dos investimentos da UE no mercado chinês, que, considera, é bloqueado pelo não cumprimento dos "critérios da economia de mercado, conforme definida pela OMC".

Praticamente todo o relatório é uma crítica às políticas comerciais "proteccionistas" da China. Insta a China a abrir os seus mercados e a permitir a liberalização do comércio, com sujeição às regras da OMC. Entre outros aspectos, critica os subsídios à exportação chineses, mas abstém-se de fazer o mesmo em relação aos europeus.

Como afirmámos durante o debate, esta é uma visão e um caminho que inequivocamente rejeitamos. Por isso, obviamente, votámos contra este relatório.

Não podemos escamotear as graves consequências do livre comércio.

Nem podemos escamotear que a política comercial comum da UE arrancou aos Estados-Membros, em especial aos de economias mais débeis, um instrumento de grande importância para a defesa dos seus interesses no plano comercial. Passaram a valer os interesses "ofensivos" das economias mais fortes e dos seus grupos económicos, ficando os mais fracos impossibilitados de salvaguardar interesses e sectores produtivos específicos, mais débeis.
Com a China, ou com qualquer outro país, as relações comerciais deverão ser orientadas para a complementaridade e não para a competição, que inspira o livre comércio.

• União Europeia
  • Declarações de Voto