Declaração de voto de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Relatório Brok sobre o documento de estratégia de 2005 da Comissão sobre o alargamento<br />Declaração de Voto de Pedro Guerreiro

Ainda digerindo os dez países que aderiram em 2007, com a Bulgária e a Roménia a caminho, e porque os apetites são vorazes, preparam-se novos passos relativamente à Turquia e aos Balcãs, depois de activamente instigada e levada a cabo a destruição da República Federal da Jugoslávia.

Entre o denominado "politicamente correcto", sempre emergem os reais objectivos de tal cavalgada: "o estabelecimento de uma zona de comércio livre" e a "partilha dos recursos naturais" em troca de "incentivos concretos", ou seja, o domínio económico e a exploração destes povos e dos recursos dos seus países pelos grandes grupos económico-financeiros das grandes potências da UE, com a Alemanha à cabeça, não por acaso, a potência que, a par dos EUA, domina e ocupa militarmente a região.

Veja-se esta pérola da ingerência da maioria do PE relativamente a um estado soberano: "chama a atenção... para as fragilidades..., como a intervenção excessiva do Estado na economia e a complexidade das regras... da administração pública, que estão a entravar o desenvolvimento privado e o investimento directo estrangeiro".

Ou ainda o apoio, ultrapassando o direito internacional, à divisão da Sérvia, provendo "um Kosovo cuja integridade territorial esteja salvaguarda pela ONU e pela UE;... à luz da integração do Kosovo na UE".

Numa palavra: inaceitável!

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu