Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Bayona de Perogordo - Estratégia de informação e comunicação<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Como é natural, nada opomos, bem pelo contrário, à necessidade de um melhor conhecimento por parte dos cidadãos dos diferentes países que integram a UE das políticas aí promovidas e, necessariamente, das suas consequências. Mas apenas "conhecimento" é, para nós, insuficiente. Valorizamos a necessidade de um verdadeiro debate participado, que evidencie as muito diferentes posições políticas em confronto, tanto mais quanto as questões actualmente em debate têm uma importância central para o futuro de cada País, o que não faz o relatório agora apresentado, que quer aumentar a popularidade da UE através de campanhas de propaganda, quando, em nossa opinião, a questão central se prende com as opções políticas de fundo adoptadas ao nível da UE - neoliberais, federalistas e militaristas. Logo, a questão não é "como organizar melhor a propaganda", tomando a campanha em torno do "Euro" como exemplo para o "alargamento" e para "o papel da Europa no mundo" . Por outro lado, não posso deixar de referir o modo como o Gabinete da Comissão Europeia em Portugal realiza a sua actividade, implementando iniciativas sobre importantes questões em debate na UE, mas discriminando aqueles que, como nós, têm uma perspectiva crítica.

• União Europeia
  • Declarações de Voto