Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Anders Wijkman - ganhar a batalha contra as alterações climáticas globais<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Em vésperas da Décima Primeira Conferência das Partes que decorrerá em Montreal de 28 de Novembro a 9 de Dezembro, o Parlamento Europeu insiste na necessidade de atribuir a máxima prioridade às negociações sobre os compromissos respeitantes à redução de emissões para o período pós-2012, decorrentes do Protocolo de Quioto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005, após a sua ratificação por 152 países e organizações regionais.

Parece haver algum exagero na fixação das metas dos gases com efeito de estufa, dado que se conhece pouco sobre as efectivas consequências da interferência humana nas alterações climáticas, o que ainda é mais problemático com os EUA fora do Protocolo de Quioto. Mas consideramos positivas todas as medidas que visam reduzir níveis de intensidade de consumo e desperdício de energia, obtendo maior eficácia energética, desenvolvendo uma nova política de transportes menos poluentes, promovendo os transportes ferroviários e os transportes públicos em geral.

Já temos opinião frontalmente contrária relativamente ao comércio dos direitos de emissão, pois, como é sabido, não resolve qualquer problema e apenas serve para agravar as desigualdades e os desequilíbrios ambientais. Os países mais ricos sempre poderão continuar a poluir, comprando os direitos de emissão a outros, o que não é admissível.

Daí a nossa abstenção.

  • Ambiente
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu