Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Relatório sobre a situação no Egipto

Apesar das contradições evidentes do texto e de algumas posições conflituantes, prevalece "o firme apoio às reformas visando a democracia". A maioria do PE quer desta forma passar por cima de um processo constitucional que várias forças políticas e sociais egípcias rejeitam e consideram atacar os direitos dos trabalhadores, dos camponeses e de outras camadas laboriosas para benefício do capital, considerando que esta não garante os direitos das mulheres e crianças, o direito à educação, saúde e habitação e confere ao chefe de Estado poderes absolutos. A maioria do PE mitiga um processo em que a Irmandade Muçulmana tenta estabelecer um Estado fascista religioso que transforma fanáticos criminosos em guardiões da Constituição.
O processo em curso no Egipto e esta resolução demonstram bem a hipocrisia e os interesses de classe que a maioria do PE defende como fica bem patente com a proposta de estabelecimento de um Acordo de Livre Comércio com a UE, a pressão para a assinatura de um memorando com o FMI e a intensificação das políticas antipopulares que estes dois instrumentos implicam.
Os acontecimentos recentes no Egipto demonstram a ampla mobilização popular, a coragem, persistência e determinação do povo egípcio para continuar a lutar e vencer a repressão e perseguição política. Contam com a nossa solidariedade.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu