"O desenvolvimento de relações mais estreitas entre a Indonésia e a União Europeia", é tema para um projecto de parecer da Comissão para o Desenvolvimento e Cooperação do Parlamento Europeu (PE), do qual o deputado do PCP no PE e presidente desta Comissão, Joaquim Miranda, é relator, destinado à Comissão dos Assuntos Externos, dos Direitos do Homem, da Segurança Comum e da Política de Defesa do PE.
O agendamento da discussão e a respectiva votação deste parecer terá lugar amanhã, dia 17 de Outubro, pelas 9:30 horas, na sala A3G-3, edifício Altiero Spinelli.
O deputado do PCP propõe três pontos no seu parecer para "O desenvolvimento de relações entre a Indonésia e a UE":
- O Conselho e a Comissão devem fazer depender futuras ajudas ao desenvolvimento da Indonésia dos progressos alcançados pelo seu governo na resolução dos problemas internos regionais, assim como, da sua cooperação para a melhoria da situação em Timor Leste, no fim das violações dos direitos do Homem e da sua capacidade para julgar os responsáveis pelos seus actos criminosos.
- O Conselho deve considerar cuidadosamente a possibilidade de a União Europeia impor um embargo de armamento à luz das violações generalizados dos direitos do Homem efectuadas por elementos das forças armadas indonésias.
- Aprova a ênfase que é actualmente conferida nos projectos de desenvolvimento apoiados pela UE ao combate à corrupção e em geral a uma sã administração, à protecção e melhoria do ambiente e ao apoio humanitário a refugiados e deslocados.