Pergunta à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Relações da EMSA e de outras agências da UE com entidades envolvidas em violações dos direitos humanos

Em novembro de 2018, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) adjudicou à empresa militar israelita Elbit Systems um contrato de 2 anos, para arrendar os drones Hermes 900, pelo valor total de € 59 milhões para funções de guarda costeira.
Os drones Hermes foram desenvolvidos para serem usados pelo exército israelita para deliberadamente atingir civis em Gaza durante os massacres de 2008-2009. O Hermes 900 foi desenvolvido especificamente para as necessidades do exército israelita de manter Gaza sob o actual cerco desumano. A Elbit Systems desenvolveu, também, a tecnologia para o Muro ilegal de Israel e está referenciada na produção de bombas de fósforo branco e de bombas de fragmentação.
Entretanto, crescem os apelos à UE para que pare de negociar com empresas militares israelitas, devido ao seu envolvimento em graves violações do direito internacional e dos direitos humanos.
 
Em face do exposto, pergunto:
 
1. Está a Comissão Europeia, através da EMSA, a considerar renovar o contrato de arrendamento com a Elbit Systems para a utilização dos 900 drones?
2. Que garantias pode fornecer de que a EMSA, assim como as demais agências da UE, não continuarão a cooperar com empresas e instituições que estão envolvidas em violações graves de direitos humanos?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu