É fundamental que a assistência médica, em caso de acidentes rodoviários, chegue o quanto antes aos locais onde tenha ocorrido o acidente, como é importante também que essa assistência responda de forma adequada e eficaz à diversidade de situações que podem exigir a sua presença.
O serviço aqui proposto, designado "eCall", consiste num sistema a ser obrigatoriamente instalado em todos os veículos, que em caso de acidente estabelece uma chamada automática para o centro de emergência mais próximo, com as informações relativas à hora, localização exacta, direcção em que seguia o veículo. Durante essa chamada, o operador do serviço de emergência poderá falar e ouvir o que está a acontecer no interior do veículo. Esta tecnologia permite o acesso a um conjunto de dados geográficos, de localização e trajectória, recolhidos e monitorizados em tempo real através de satélite.
Sem esquecer outros detalhes relativos a possíveis limitações do sistema, este último aspecto do acesso aos dados coloca-nos perante evidentes exigências relativas a uma elevada protecção de dados pessoais e à garantia de que as liberdades individuais estejam asseguradas em todas as suas dimensões.
Lamentavelmente, o relatório não responde adequadamente a estas exigências.