Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Recusar a extradição, libertação imediata de Julian Assange

Tomo a palavra para alertar para a recente decisão do tribunal britânico de autorizar a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos da América.

Decisão que é motivo de maior preocupação, sobretudo perante anteriores recusas de extradição face à alegação da existência de riscos para a sua vida. Ou à preocupação expressa por um relator especial da ONU que denunciando a prisão arbitrária e exposição ao longo de anos a um tratamento cruel, alerta para o risco real de graves violações dos seus direitos, incluindo de liberdade de expressão, a um julgamento justo, à proibição de tortura e de outras práticas cruéis, desumanas ou degradantes caso a extradição se confirme.

A tentativa de extradição, criminalização e prisão de Julian Assange representa uma inaceitável pressão, visando condicionar a publicação de informação de interesse público.

Promovemos por isso um apelo dirigido às autoridades britânicas para que recusem a extradição e às estadunidenses para que encerrem as acusações contra Assange, com vista à sua imediata libertação, que daqui chamamos os deputados a subscrever!

• União Europeia
  • Intervenções