Um dos temas recorrentes na discussão do próximo quadro financeiro tem sido sobre os saldos financeiros líquidos para o orçamento comunitário e necessidade de criar mecanismos de correcção para os principais contribuintes líquidos, como a Alemanha.
Já na última revisão dos recursos próprios foram introduzidos mecanismos de correcção, a Comissão apontava para novos mecanismos na sua proposta para o quadro financeiro 2007-2013 e a presidência Luxemburguesa também apresentou uma proposta nesse sentido.
Assim gostaria de solicitar,
1) Qual o impacto, ao nível das contribuições de cada Estado-membro, tiveram os mecanismos de correcção introduzidos no anterior quadro financeiro e qual a estimativa de impacto nessas mesmas contribuições da proposta da Comissão e da presidência Luxemburguesa para o período 2007-2013, em euros e em percentagem do RNB/PIB de cada Estado-membro?
2) Qual o saldo financeiro líquido total, em euros e em percentagem do RNB, para cada Estado-membro para o período 1988-1992, 1993-1999 e 2000-2006 (até ao momento)?
3) Qual o montante anual dos recursos próprios tradicionais retidos por cada Estado-membro desde 1988, se possível também em percentagem do RNB/PIB?