Intervenção de João Oliveira na Assembleia de República

A realização do XXXV Congresso do PSD e as suas conclusões

Sr.ª Presidente,
Sr. Deputado José de Matos Rosa,
Sem prejuízo daquilo que direi a seguir, gostaria de começar por felicitar o Sr. Deputado e o seu partido pela realização do Congresso do PSD.
Na sua declaração política, o Sr. Deputado fez jus à discussão que ocorreu no Congresso do PSD, uma discussão que procurou criar ilusões e fugir às responsabilidades. Aquilo que os senhores têm andado a fazer durante os últimos meses foi o que repetiram no Congresso e que o Sr. Deputado uma vez mais trouxe à Assembleia da República na declaração política que acabou de fazer: criar ilusões e fugir às responsabilidades.
O Sr. Deputado fez um esforço hercúleo — reconheça-se — para ignorar toda a responsabilidade que o PSD tem na situação em que estamos e no agravamento da situação que ainda hoje estamos a viver.
Há pouco, da tribuna, o Sr. Deputado falou de natalidade, mas não quer assumir responsabilidades pelo que este Governo fez ao arruinar as vidas dos jovens casais, que se veem impossibilitados de ter filhos porque não têm emprego, porque têm baixos salários, porque são obrigados a emigrar.
O Sr. Deputado falou da dívida e do regresso aos mercados como se fosse uma grande conquista voltarmos à roleta da especulação. Mas, mesmo assim, não refere o facto de a dívida ter aumentado em termos absolutos e em termos proporcionais do PIB nos últimos anos e de os senhores estarem a hipotecar o futuro do País, coisa que diziam que não iam fazer, com emissões de dívida a juros impagáveis.
Falou também de reindustrialização, sem querer assumir qualquer responsabilidade pelo encerramento de milhares de empresas no nosso País, nomeadamente no sector da indústria, algumas das quais com ação direta do Governo, como é o caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Falou ainda do combate à dependência do País, mas não disse uma palavra sobre privatizações, processos que os senhores têm utilizado para entregar ao capital estrangeiro empresas fundamentais para o desenvolvimento do nosso País.
Portanto, os senhores não querem assumir responsabilidade rigorosamente nenhuma por estarem a arrastar o País para o buraco para o que o estão a arrastar! Mas, ainda assim, não se coíbem de utilizar o discurso das ilusões pré-eleitorais, algumas até muito difíceis de compreender, como a de que a economia está melhor, mas a vida das pessoas não está! Há de explicar, Sr. Deputado Matos Rosa, que conceito é esse de economia que os senhores têm nas vossas cabeças em que a economia não está ao serviço das pessoas! Sr. Deputado, se a vida das pessoas está pior é porque a economia nacional está pior!
Sr. Deputado, gostava de lhe colocar uma questão relativamente às perspetivas de futuro que os senhores quiseram dar ao País no vosso Congresso. É que, em relação às perspetivas de futuro para o País, Sr. Deputado, o que saiu do Congresso do PSD é preocupante.
Os senhores não tiveram uma palavra sobre a devolução dos salários, a devolução das pensões, a devolução do emprego que foi destruído, a devolução dos subsídios de desemprego aos desempregados, a devolução dos transportes e das consultas aos doentes, a devolução das freguesias às populações! Não tiveram uma palavra quanto à necessidade de devolver as bolsas de ação social escolar aos estudantes que são impedidos de estudar por não terem recursos económicos! Não houve uma palavra sobre isso!
Sr. Deputado Matos Rosa, parece que a única perspetiva para o futuro, a única coisa que os senhores tiveram para devolver ao País neste Congresso do PSD foi Miguel Relvas, de resto recuperando um dos principais protagonistas deste Governo de muito má memória. E não é de má memória por questões académicas, é um protagonista de má memória pelo compromisso e pelo papel destacado que assumiu nesta política que arruína o País, que rouba os trabalhadores e o povo, que tem afundado o nosso País, a nossa economia e que tem hipotecado o futuro.
Sobre isso, Sr. Deputado Matos Rosa, gostava que nos pudesse responder pelo menos a esta questão: do Congresso do PSD saiu a perspetiva de devolverem alguma das coisas que foram roubadas aos portugueses nos últimos anos ou sobre isso continuamos na mesma?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais