Pergunta ao Governo N.º 1000/XII/3.ª

Reabilitação urgente da Fábrica da Água na Foz do Sousa- Gondomar

Situada na Foz do Rio Sousa e denominada de Fábrica da Água na Foz do Sousa ou antiga Central de Captação de Água da Foz do Rio Sousa foiuma fonte de abastecimento de água do Porto durante cerca de cem anos. Fica situada na freguesia deFoz do Sousa, no concelho deGondomar no Distrito do Porto.
Na sua origem está o decreto real de 1855 que aprovou o contrato com a Compagnie Générale des Eaux pour l'Étrangerpara a construção de obras de captação, elevação, transporte e distribuição ao domicílio das águas dos rios Sousa e Ferreira, erguendo-se, entre outras estruturas, a Central-do-Sousa.
Esta estrutura teve diversas obras de reabilitação até aos finais dos anos vinte. Contudo, com a edificação da Central elevatória de Lever a fábrica da água acabou por ser desativada. Não obstante a desativação, importa sublinhar o valor como património quer arquitetónico, cultural e até natural revestindo-se como testemunho na construção da identidade do distrito do Porto e da
sua população.
Reconhecido o seu interesse patrimonial, quer por Gondomar, quer pelo Porto poderia ser o espaço para a instalação de um Museu Histórico Industrial dedicado a essa temática. Apesar de recomendações aprovadas nas respetivas autarquias e do parecer do IGESPAR a construção do Museu nunca avançou.
Classificada de interesse públicoe atualmente pertença dos SMAS/Águas do Porto a Fábrica da Água na Foz do Sousa continua ao abando e sujeita a atos de vandalismo.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Secretário de Estado da Cultura o seguinte:
•Reconhece o governo valor patrimonial arquitetónico, cultural e até natural a Fábrica da Água localizada na Foz do Rio Sousa em Gondomar.
•Tem o Governo intenção de proceder a sua reabilitação ou articular com outras entidades - SMAS/Águas do Porto atual proprietário do imóvel a sua reabilitação rápida para que não se •agrave o seu estado de degradação?
• Qual a data de início e término das obras?

• Ambiente
  • Assuntos e Sectores Sociais