Pergunta ao Governo

Reabertura do Centro de Saúde de Corroios – Concelho do Seixal, Distrito de Setúbal

Reabertura do Centro de Saúde de Corroios – Concelho do Seixal, Distrito de Setúbal

O Centro de Saúde de Corroios reabriu após a realização de obras, que no essencial não resolveram as insuficiências deste equipamento, e não substituem a necessidade de construção do novo Centro de Saúde em Corroios, como está assumido pelo Governo há anos.

As antigas salas de espera foram transformadas em gabinetes médicos, pelo que os utentes têm de esperar para serem atendidos na rua ou nas escadas. Os actuais espaços de espera são ainda mais exíguos, face ao aumento do número de utentes, devido à transferência dos utentes sem médico de família para o Centro de Saúde de Corroios, anteriormente atendidos no Centro de Saúde Moinho de Maré. As mesmas instalações, mas com menos salas de espera, servem quase 40 mil utentes.

As consultas para as mulheres grávidas são no terceiro piso, sem elevador (existe somente as escadas).

Na Freguesia de Corroios há mais de 20 mil utentes sem médico de família. A carência de médicos de famílias agravou-se nesta Freguesia com a saída recente de três médicos por motivo de aposentação.

Tivemos conhecimento através da Comissão de Utentes de saúde da Freguesia de Corroios que o plano funcional do novo Centro de Saúde de Corroios prevê três USF e uma USP.

É urgente a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, com capacidade para dar resposta aos utentes da Freguesia (conjuntamente com o Centro de Saúde Moinho de Maré) e para dar condições de trabalho aos profissionais que desempenham as suas funções no actual Centro de Saúde de Corroios, há muito reivindicado pelas populações, comissão de utentes e autarquias.

Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. O Governo acautelou as condições em que os utentes iriam aguardar no Centro de Saúde de Corroios? Como justifica a diminuição de salas de espera, quando aumenta o número de utentes neste Centro de Saúde?

2. Como justifica o Governo que as consultas para as mulheres grávidas sejam no último piso?

3. Como pretende o Governo atribuir a todos os utentes desta Freguesia médico de família?

4. Para quando a abertura do concurso público para a construção do novo Centro de Saúde de Corroios? Para quando prevê o Governo a entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde de Corroios?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo