&quot;Está lá?...&quot;<br />Ruben de Carvalho no &quot;Diário de Notícias&quot;<span class="titulo2"><span class="data">

12 de Abril de 2003

Há que reconhecer que o dr. Paulo Portas subiu na vida. Nos tempos d'O Independente já ela não lhe corria mal, tal como não consta que tenha passado fomeca quando se aliou com o dr. Manuel Monteiro. Menainda quando lhe deu umas facadas nas costas. Tal como não foi jejuando que ganhou o gentil epíteto de «Paulinho das feiras».

Entretanto, o dr. Paulo Portas andou também a negócios. Associou-se com o dr. Gonçalves da Universidade Moderna e fizeram uma empresa, a Amostra.

A Amostra não cessou ainda de surpreender, mas noticiaram recentemente os jornais que o sócio Gonçalves explicou no tribunal a metodologia essencial do sócio Portas: este telefonava, pedia dinheiro e aquele mandava-lho. Assim simples. Nem actas, nem recibos, nem facturas, nem contabilidade, nada.

O problema é que, enquanto o sócio Gonçalves está na cadeia, o sócio Portas é ministro - e continua a telefonar. Só que agora - e ainda segundo os jornais - fala com o sr. Rumsfeld. Ainda e sempre segundo as gazetas, o Governo do dr. Barroso está a ver se arranja junto dos amercianos uns negociozitos no Iraque. Experiente, deve ser o dr. Portas, ao telefone, quem está a tratar disso. E não teremos nós vergonha na cara?