Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Quitação pela execução do orçamento da Agência Europeia do Ambiente para o exercício de 2009

O relator faz algumas considerações e recomendações que consideramos pertinentes ao nível dos procedimentos orçamentais a ter em conta pela Agência Europeia do Ambiente.

Ao mesmo tempo, assinala importantes insuficiências ao nível dos procedimentos de recrutamento da Agência, que colocam em causa a transparência deste processo, nomeadamente: os avisos de vaga de lugar não indicavam o número máximo de candidatos que deveriam constar das listas de reserva, as questões colocadas nos testes escritos ou nas entrevistas não foram decididas antes do exame das candidaturas, as decisões dos comités de selecção não estavam suficientemente documentadas, as classificações mínimas para convocação para uma entrevista ou colocação na lista de reserva não foram previamente definidas e as actas não estavam completas. Tratam-se de falhas graves que deveriam motivar uma intervenção correctiva urgente.

Esta Agência pode e deve ter um papel importante na obtenção de informações objectivas, fiáveis e comparáveis sobre o Ambiente na Europa e na sua disponibilização de forma acessível e rigorosa. Seria importante todavia, cuidar de garantir uma melhor cooperação, articulação e coordenação com as instituições competentes dos Estados-Membros, promovendo sinergias, assim como uma melhor circulação da informação.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu