Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Quitação 2022: Empresa Comum Iniciativa de Saúde Inovadora

As Empresas Comuns (EC) são parcerias público-privadas da UE com a indústria, grupos de investigação e Estados-Membros, estabelecidas para levar a cabo projetos e políticas específicos no domínio da investigação e inovação. Do relatório de contas somos informados que esta empresa financia projetos de investigação colaborativos que contem com a participação de todas as partes envolvidas na investigação médica, nomeadamente universidades, as indústrias relacionadas com a saúde, pequenas e médias empresas (PME), organizações de doentes e entidades reguladoras. No entanto, devido a questões recorrentes de governação e transparência, os efeitos socioeconómicos desta empresa comum ainda não são muito claros. Além disso, as preocupações habituais em matéria de governação e transparência ainda não foram resolvidas ou esclarecidas. Não se deve esquecer o elemento bastante relevante de que a indústria elabora sozinha as agendas estratégicas e os planos de trabalho anuais e privatiza os resultados e os dados dos projetos financiados por dinheiros públicos, ainda mais grave quando falamos de estratégias para desenvolver medicamentos que podem salvar ou melhorar a vida de pessoas sem alternativas medicamentosas. A vida tem de estar acima do lucro financeiro.

• União Europeia
  • Declarações de Voto