Pergunta no Parlamento Europeu

Proposta de Resolução do Parlamento Europeu sobre «Impulsionar o crescimento e a coesão nas regiões fronteiriças da UE»

Não negamos a importância de promover políticas específicas de apoios às regiões transfronteiriças. Registamos também a relevância de promover uma maior permeabilidade das fronteiras nacionais em favor das populações locais promovendo até a partilha de infraestruturas e de serviços.

Mas infelizmente, isto é tudo um pouco teórico. Quem conhece a realidade das nossas regiões transfronteiriças depara-se com um quadro bem diferente e marcado por décadas de politicas restritivas que contribuíram indelevelmente para o empobrecimento e marginalização das regiões interiores do nosso país.

Que dizer da PAC que dizimou mais de 300 mil explorações, a maior parte delas situadas no interior. Que dizer da própria política de austeridade que promoveram o encerramento de milhares de serviços públicos no interior do País.

Desta forma, podemos dizer que o Interreg por fazer sentido, mas só faz sentido de houver pessoas e atividade económica nas regiões transfronteiriças. E como sabemos, conter o êxodo rural implica políticas públicas que rompam com o credo neoliberal da União Europeia e com os seus constrangimentos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu