Declaração de voto de Sérgio Ribeiro no Parlamento Europeu

Proposta de Resolução Comum sobre a Comissão<br />Declaração de Voto de Sérgio

Esta proposta de resolução comum, comum aos grupos que a assinaram, é muito significativa. "Considerando que", "congratula-se com", "aplaude as", "espera que", "solicita que" (e ainda que), os signatários votam favoravelmente a nova Comissão na sua remendada composição.No entanto, tudo o que os agora signatários consideram, aquilo com que se congratulam, o que aplaudem, esperam e solicitam, em nada alteram, antes reforçam, os motivos - políticos! - que nos tinham feito votar contra a investidura de Durão Barroso como presidente da Comissão. A Comissão agora apresentada apenas traduz qual a equipa que vai levar por diante a opções políticas contra que estamos e lutamos. Se tivéssemos dúvidas, o episódio de Outubro, a convergência pontual que suscitou, fariam com que desaparecessem. Mantém-se, e com mais força, os comissários indigitados que ilustram escandalosamente a promiscuidade entre o poder económico-financeiro e as instituições políticas, o substituto do comissário que tanto beliscou a sensibilidade sobre os direitos humanos de alguns deputados repetiu, nas audições, as mesmas respostas preparadas pelos serviços para o putativo comissário que vinha substituir por causa das declarações que fizera nas audições.Só podíamos reiterar o voto de Julho, votando contra esta proposta de resolução, e denunciar as mistificadoras oscilações de posição de muitos deputados dos grupos signatários desta proposta de resolução.

• União Europeia
  • Declarações de Voto