Esta proposta de directiva sobre a adjudicação de contratos públicos visa a abertura dos mercados públicos e a concretização/aprofundamento do mercado interno europeu. A adjudicação de contratos públicos gera um importante mercado muito apetecível pelo sector privado, abrindo portas para a liberalização e privatização de importantes sectores públicos da economia.
A prossecução deste tipo de políticas económicas tem repercussões devastadoras para o emprego e desenvolvimento e a economia de países mais frágeis, como Portugal.
Todavia, o texto final após as negociações com o Conselho, introduziu importantes melhorias, relativamente à proposta inicial, principalmente no que se refere a possíveis critérios de adjudicação que incluem direitos dos trabalhadores e respeito pelos acordos colectivos de trabalho.