Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Prevenção de doenças das mulheres relacionadas com a idade

Acompanhamos a Relatora na caracterização que faz da situação das mulheres na UE nomeadamente no que respeita ao objecto do relatório - a necessidade de prevenir as doenças das mulheres relacionadas com a idade.

Sublinhamos a importância fundamental dos cuidados de saúde primários, da prevenção e diagnóstico precoce pois consideramos que levam a uma melhoria da saúde física e mental dos homens e das mulheres, o que permite aumentar a esperança média de vida saudável e diminuir as despesas com a assistência médica, garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo.

Entendemos que apenas um serviço público de saúde está em condições de garantir a todos os cidadãos o acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente a prevenção de doenças das mulheres relacionadas com a idade. Infelizmente, neste relatório, os serviços públicos de saúde não são referidos uma única vez.

No entanto, a aplicação das chamadas medidas de austeridade - que contam com o apoio da maioria deste Parlamento - têm conduzido ao corte cego nos serviços públicos, nomeadamente na área da Saúde. Denunciamos aqui esta contradição fundamental do PE: por um lado, aprova medidas que poderão melhorar a via de milhões de pessoas, por outro, sanciona políticas económicas e financeiras que impedem a sua concretização.

• União Europeia
  • Declarações de Voto