Pergunta ao Governo N.º 857/XII/3

Preservação e Conservação e Restauro da Ponte do Soeiro

Preservação e Conservação e Restauro da Ponte do Soeiro

A Ponte Soeiro situa-se na freguesia de Gondar, concelho de Guimarães, distrito de Braga.
Trata-se de uma ponte pedonal que permite a ligação entre as freguesias de Gondar e Serzedelo.
De acordo com o sítio da Câmara Municipal de Guimarães, a Ponte Soeiro é composta por “dois arcos e tabuleiro em cavalete. O arco Norte tem um vão significativamente maior do que o arco Sul.” Quanto à origem, a “Ponte do Soeiro deverá ter as suas origens na Idade Média, ainda que em período difícil de determinar.” A Ponte Soeiro permite a ligação à Ponte de Serves (Gondar).
Ainda de acordo com a informação da Câmara Municipal de Guimarães, esta ponte “ permite uma via de ligação entre esta [Ponte Soeiro]e a de Negrelos, ou seja, entre a via que, do litoral, se dirigia a Guimarães e a qu, do Porto, se dirigia a Guimarães/Braga.“
Numa deslocação que uma delegação do PCP ali fez, acompanhada pelos autarcas das freguesias de Gondar e de Serzedelo, foi possível verificar o grau de degradação dos arcos da ponte resultado da erosão e do tabuleiro fruto de séculos de uso, inclusivamente por tratores agrícolas (que hoje já não estão autorizados a circular por ali) sem conservação.
A par da exstência da Ponte Soeiro, os autarcas que acompanharam a visita referiram a existência do caminho Real – ligação de Guimarães ao Porto- que está inoperacional.
Fomos informados que a Ponte Soeiro terá estado, aquando da realização de Guimarães Capital Europeia da Cultura, na mira de intervenção, porém tal não ocorreu.
Tratando-se de dois monumentos importantes para a região, o PCP considera que é importante a preservação e conservação.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Secretário de Estado da Cultura, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1. O Governo através da Secretaria de Estado da Cultura tem projetada alguma intervenção para a Ponte Soeiro? Em caso afirmativo, qual o âmbito da intervenção e quando ocorrerá?
2. O Governo tem previsto alguma intervenção no Caminho Real? Em caso afirmativo, que tipo de intervenção e para quando?

  • Cultura
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo