Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Preocupações dos cidadãos e das empresas europeias relativamente ao funcionamento do Mercado Único

Quando se comemoram 20 anos de Mercado Único, este relatório vem criticar os entraves que prejudicam o "bom funcionamento" do Mercado Único, referindo a necessidade de os eliminar e salienta que os Estados-Membros devem promover, desenvolver e melhorar a aplicação da legislação sobre o mercado único.
Para além disto, defende também a concretização do mercado interno da energia e um mercado único digital competitivo, a liberalização dos contratos públicos e do sector ferroviário, a implementação da directiva relativa aos cuidados transfronteiriços de saúde, a coordenação dos sistemas educativos às necessidades do mercado de trabalho.
O mercado interno, ou seja, as políticas de liberalização, privatização e desregulamentação da economia, significaram para os países economicamente mais vulneráveis a destruição da sua capacidade produtiva, a diminuição das suas exportações, o aumento das importações em sectores como a energia e a alimentação, que os deixaram em situações de extrema dependência externa, como é o caso de Portugal. Esta comemoração é, assim, feita contra os interesses dos povos e dos trabalhadores da Europa.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu