Os deputados do PCP no Parlamento Europeu chamam à atenção para o profundo significado da realização da denominada "pré-cimeira" entre chefes de estado ou de Governo da Alemanha, França e Grã-Bretanha, que antecedeu a reunião do Conselho Europeu informal de Gand.
Tal facto vem confirmar as preocupações há muito manifestadas pelo PCP de que as grandes potências da União Europeia pretendem assumir o comando da política "europeia", impondo aos pequenos e médios países os seus ditames.
Os deputados do PCP ao PE salientam que tal "pré-cimeira" se enquadra na procura da "oficialização" de um comando político com peso exclusivo ou dominante das grandes potências - o "núcleo duro", a "vanguarda" ou o "centro de gravidade" - de que a Cimeira de Nice foi um passo significativo.
Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu criticam frontalmente esta situação, que exige uma forte reacção do Governo português no sentido da afirmação da soberania de Portugal e a firme recusa de uma posição de submissão aos interesses das grandes potências, e não a desvalorização de tal iniciativa como fez o Primeiro ministro português.