Praias do Porto e de Gaia recebem mini-comícios do PCP

As praias da Foz no Porto e de as praias de Canidelo em Vila Nova de Gaia foram os palcos escolhidos para mais duas acções da Caravana de Verão do PCP. Música âmbiente com os artistas da Festa e mini-comícios sobre a actualidade politica e social, foram os ingredientes para este dia em que o sol vestiu-se de tímido.

Na Praia do Molhe, em plena Foz do Douro, a Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP decidiu realizar, além da distribuição do Jornal dos artistas da Festa do Avante! 2010 e do Jornal de Verão do PCP, um mini-comício. Os sons de “A Naifa” e “Dazkarieh” apelavam ao “bichinho da dança” dos que passavam, criando boas oportunidades para umas conversas animadas sobre a Festa do Avante!. No palco, as palavras de Artur Ribeiro, membro da Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP, eram recebidas com acenos de cabeça dos presentes.  O  apelo do Presidente da República  aos portugueses para a compra dos productos Nacionais afim de salvar a produção agricola, tinha, nas palavras do dirigente comunista, um sabor a hipocrisia, já fora o mesmo Cavaco Silva e o seu Governo do PSD que capitulara perante a Política Agricola Comum.

O Sol teimava em enconder-se atras das núvens e alguns pingos de chuva ameaçavam estragar a tarde de praia aos veraneantes de Canidelo. Mas isso não assustou nem demoveu os camaradas de Vila Nova de Gaia da sua decisão de realizar um mini-comício na praia de Salgueiros. Quem passava junto à marginal, deliciou-se com o som ambiente e matou a curiosidade sobre quem eram os artistas deste ano na Festa do Avante! 2010. O jornal de Verão do PCP, relembrava aos veraneantes que este Partido é feito de denuncia, mas tambem de propostas concretas. No palco do mini-comício, António Gonçalves, membro da Direcção da Organização Regional do Porto, abordou as questões sociais do distrito e do concelho, lembrou a realização da maior festa polico-cultural do país e apelou à participação da população para a jornada de luta marcada para a CGTP-in no dia 29 de Setembro. Seguidamente Paula Baptista, membro da Comissão concelhia de Vila Nova de Gaia e eleita do PCP na Assembleia Municipal, falou aos presentes sobre as nefastas consequencias das políticas de direita do governo PS para o distrito e para o concelho, nomeadamente o aumento do numero de desempregados em Vila Nova de Gaia que já atingiu os 27 mil, ou seja, cerca de 17% da população activa. A eleita municipal lembrou ainda a luta do PCP contra a introdução de portagens nas SCUTS.

O sol pode ter ficado escondido neste dia, mas o PCP saiu à rua bem à vista de todos, mostrando a sua vitalidade e combatividade.

• Caravana de Verão 2010
  • PCP