Pergunta ao Governo N.º 295/XI/2

Possível encerramento da extensão de saúde da Freguesia de Liceia, Montemor-o-Velho

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português tomou conhecimento do possível encerramento do Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de Liceia. A Extensão de saúde da Freguesia de Liceia, concelho de Montemor-o-Velho esteve fechada durante três semanas com a justificação de uma avaria num computador.
Segundo informações recentemente enviadas ao Grupo Parlamentar do PCP, esta extensão de saúde irá reabrir mas apenas às segundas-feiras e quartas-feiras com um horário reduzido – das 8h às 12h.
A Extensão de Saúde de Liceia serve cerca de 1600 utentes de uma população muito envelhecida e carenciada. Esta freguesia encontra-se a mais de 12 km do Centro de Saúde mais próximo – o CS Arazede – e note-se que não existe qualquer transporte público, desde a decisão do encerramento do ramal de Cantanhede.
A agravar esta situação, o atendimento no Centro de Saúde de Arazede é insuficiente para as populações a que presta e garante cuidados de saúde, pois o serviço funciona apenas à 2ª-Feira – 13 – 19h; 3º-Feira – 8 – 13h; 14-17h; 4ª- Feira – não há consultas; 5ª-Feira – 8-9h – Saúde materna infantil/planeamento familiar apenas uma hora e das 9h-13h Saúde infantil; 6ª-Feira – 8h-13h – diabetes.
O PCP acompanhará esta situação com muita preocupação, sobretudo num quadro de encerramento e reestruturação de serviços de saúde essenciais aos utentes e às populações.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Tem esse Ministério conhecimento de algum plano de encerramento da Extensão de Saúde de Liceia, Montemor-o-Velho?
2. Qual a justificação desta redução de horário que afectará gravemente os utentes desta freguesia?
3. Que medidas pretende tomar no sentido de salvaguardar este serviço fundamental para os utentes e populações?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo