Pergunta ao Governo N.º 2197/XII/2

Possíveis encerramentos no Agrupamento de Escolas D. Dinis (Santo Tirso)

Possíveis encerramentos no Agrupamento de Escolas D. Dinis (Santo Tirso)

O Agrupamento de Escolas da Secundária D. Dinis foi formalmente criado no passado mês de Abril e é constituído pela Escola EB2,3 de Agrela e Vale do Leça, com uma população escolar rondando os seiscentos alunos, e por mais sete escolas do primeiro ciclo do ensino básico e jardins de infância, com uma população escolar rondando os quatrocentos alunos.
Na globalidade, este novo Agrupamento de Escolas, constituído contra a opinião generalizada manifestada pelos conselhos gerais da Escola EB2,3 e da secundária D. Dinis, tem uma população escolar global de cerca de mil e oitocentos alunos, sendo que a escola sede está localizada a uma distância média de cerca de dez quilómetros das restantes escolas!
Entretanto, pode estar a ser perspetivado o encerramento de algumas das sete escolas do primeiro ciclo do ensino básico que integram o Agrupamento, com a deslocação dos respetivos alunos para a Escola EB2,3 de Agrela e Vale do Leça.
Importa, neste contexto, que o Governo esclareça a situação, razão pela qual, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais, se solicita que, por intermédio do Ministério da Educação e Ciência, sejam respondidas as seguintes questões:
1.Que razões determinaram a constituição deste agrupamento, não obstante a oposição expressa dos órgãos das escolas envolvidas? Como se pode compatibilizar a agregação de escolas que distam da sede do agrupamento cerca de dez quilómetros? Vai o Governo custear as deslocações adicionais de professores que se venham a deslocar entre escolas para darem as respetivas aulas?
2.Existe ou não intenção do Governo em encerrar, a curto ou médio prazo, alguma ou algumas das escolas do primeiro ciclo que integram o Agrupamento, designadamente a EB1 de Lamelas?

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República