Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

A posição do PCP relativa às eleições autárquicas em Lisboa

Tendo sido solicitado por vários órgãos de comunicação social, a posição do PCP sobre a eventual reedição da Coligação em Lisboa, considera-se necessário esclarecer:

1. O PCP tomou há dias a iniciativa de propor ao PS a realização, a breve prazo e ao nível das direcções nacionais, de um encontro destinado ao exame das vantagens e possibilidades da reedição da Coligação.

Esta iniciativa leva em consideração, desde logo, as responsabilidades acrescidas dos dois partidos decorrentes do seu papel essencial e nuclear no quadro das anteriores coligações.

2. Tal como no passado, o PCP reafirma que uma eventual Coligação deve corresponder (na base de um relacionamento assente em critérios de lealdade e sem pretensões de hegemonia) ao objectivo de assegurar uma viragem na gestão e nas políticas municipais que a actual maioria de direita vem desenvolvendo.

Num quadro em que, durante o actual mandato, se verificaram por parte do PS inquietantes cedências e mesmo convergências com o PSD (força responsável pela gestão municipal), mais importância ganha a questão do projecto e do programa capaz de unir e dar sentido à Coligação.

Um projecto e programa que assegure uma gestão democrática e de esquerda, que assuma um compromisso claro de correcção e rectificação das medidas mais negativas da gestão PSD/CDS-PP e relance a confiança e identificação da população da cidade com os seus órgãos autárquicos.

3. Manifestando toda a sua abertura à concretização de uma coligação alargada a outras as forças políticas que se identificam com o respectivo projecto e programa – incluindo as que dela anteriormente se afastaram ou até a combateram –, o PCP sublinha que a presença e equilíbrio das principais forças da Coligação é, em si, um factor de garantia da concretização daqueles objectivos e programa.

4. Considerando que o tempo se está a esgotar para a criação de uma coligação alargada para os órgãos autárquicos do município de Lisboa, o PCP prosseguirá, com o Partido Ecologista Os Verdes, a dinamização das estruturas e do projecto da CDU para a cidade de Lisboa, criando as condições para dar suporte às medidas, ideias e realizações capazes de promover a gestão que Lisboa precisa.

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central